Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe

Palestra apresentada a convite da Obras Sociais Irmã Dulce – OSID

Data: 26 de junho de 2018.

Palestrante: Reinaldo Alves, Master Coach, PMP, MBA

 


Talvez você não saiba que esse lema de Irmã Dulce é o que norteia e potencializa o verdadeiro comportamento para um relacionamento interpessoal saudável e duradouro.

Portanto, a vida profissional e pessoal depende mais e mais de nossa capacidade de adaptação. Por isso, nossos objetivos de crescimento devem incluir sermos eficientes aprendizes ao longo da vida. E só conseguiremos isto, se nos dedicarmos a compreender e aceitar que somos diferentes por fatores de diferentes naturezas, como: físico, ambiental, cognitivo, afetivo, cultural e sócio econômico. Fatores esses que influenciam em nossas escolhas, em nossas ações.

 

 

Para aproveitarmos melhor o nosso potencial interior precisaremos desenvolver três pontos fundamentais:

  1. Acima de tudo, desenvolver a capacidade de se conhecer, se aceitar e se amar.
  2. Se desenvolver através do Relacionamento Interpessoal
  3. Saber trabalhar ainda mais em equipe para melhor desenvolver-se individualmente

 

Trabalho em Equipe:

Pontos de reflexão para o desenvolvimento do Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe:

  • As pessoas com níveis baixos de flexibilidade, geralmente, têm baixa auto-estima, são apáticos e, têm dificuldades de relacionamento interpessoal.

 

  • “É, sobretudo, o olhar do outro que torna possível “conhecer-se”, realizar coisas e, querer mais. Assim como, a percepção que temos das outras pessoas nos diz algo a respeito de nós mesmos também”. Habilidades de Relacionamento Interpessoal – Maria Teixeira

 

  • A resolução de alguns problemas pode se dá através do reconhecimento de que alguns traços pessoais precisam ser mudados.

 

  • É natural, é humano, se pegar lamentando de uma situação. Mas, o profissional, o líder de um grupo, seja na família, na escola, em qualquer grupo, deve evitar a posição de vítima.

 

Dinâmica em busca dos sonhos… ajudando e sendo ajudado pelo outro

Dinâmica aplicada no treinamento de Relacionamento Interpessoal e Trabalho em Equipe:

Com a dinâmica “Em busca do sonho” aprendemos juntos que, com a ajuda “do outro”, fica muito mais fácil encontrar o seu propósito de vida e atingir os seus objetivos pessoais e profissionais. Aqueles que ignoram a ajuda dos outros tendem a ter mais dificuldades em encontrar-se e realizar os seus sonhos. Todos nós temos um potencial incrível capaz de realizar muito mais do que imaginamos. Só que este potencial precisa ser desenvolvido e exercitado através das ações em busca dos resultados desejados. No entanto, nossas crenças precisam ser sempre revisadas para que possam ser fortalecidas ou, quando necessário, modificadas, para melhor aproveitamento da nossa força interior.

O mais importante é o seu desejo de mudar e crescer.

Porque sem esse desejo as suas crenças podem te limitar e te travar, evitando assim alcançar algo maior para si.

Portanto, conhecer o ambiente onde vive e o seu comportamento nesse ambiente são os primeiros passos, fundamentais, para a mudança e crescimento.

Além disso, reconhecer que os recursos que precisamos, quer sejam as habilidades e capacidades, eles existem e estão ai para nos desenvolver. Saber encontrar esses recursos é que nos faz ser pessoas diferentes e capazes.

 

Finalmente, sabemos que crescer dói. Assim, querer mudar é um desejo que deve partir de dentro para fora de si. Acima de tudo, é preciso acreditar que somos mais e que o melhor de si ainda está por vim. Em comparação ao que somos hoje com o melhor de nós, ainda estamos muito distantes de ter alcançado o melhor de nós.

Consequentemente, deixar um bom legado de vida plena implica em ir em busca do seu EU maior.

 

Qual o seu propósito de vida?

Concluindo, te desafio a ir em busca de, ao menos, se fazer essa pergunta até encontrar a sua melhor resposta.

Comentários

Leave Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

clear formSubmit